A ação visa chamar a atenção sobre a importância de manter constantemente a limpeza para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zyka e chikungunya
Na última semana, foram recolhidas mais de 200 toneladas de entulhos – dos bairros Palmital e Guarani. A iniciativa da Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Saúde teve como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância de manter constantemente a limpeza dos quintais para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zyka e Chikungunya.
“Nosso objetivo é chamar a atenção sobre a relevância da separação dos resíduos, além de realizar o descarte corretamente, com o meio ambiente e prezando pela saúde de todos”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.
Os mutirões foram intensificados no município para reforçar o cuidado contra o acúmulo de água no entulho. Entre os meses de junho, julho e agosto mais bairros serão contemplados. Na última quarta-feira, 17, o bairro Palmital – recebeu as equipes de limpeza, que recolheram 80.140 quilos de resíduos de construção civil, 900 quilos de galhos e 5.040 quilos de madeiras, móveis, sofás e colchões.
Na sexta feira, 19, os moradores do bairro Guarani acompanharam os serviços de orientação e coleta. Durante a ação foram recolhidos 148.450 quilos de resíduos de construção civil, 1.000 quilos de galhos e 5.040 quilos de madeiras, móveis, sofás e colchões.
No dia 15 de julho será a vez do bairro Guaraituba receber a ação, entre a Rua Pedro do Rosário, Rolândia, Londrina até a Rua Goiorerê. No dia 17 de julho, o mutirão passará novamente pelo bairro contemplando ainda as Ruas Formosa do Oeste, Goiorerê e Pedro do Rosário.
No mês de agosto, no dia 17, acontecerá nas Ruas Bom Senhor, da Tulipa, das Flores e do Ipê – no bairro São Dimas. No dia 19, segue da Rua do Ipê até a Rua das Margaridas. Já no dia 21, chega a Rua das Margaridas e Marcos Cardoso.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth, o mutirão busca criar um cinturão de proteção a população colombense. De acordo com o mais recente informe da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná tinha confirmado 199 mil casos da doença até 30 de maio. O número é referente ao período epidemiológico iniciado em 28 de julho de 2019. “Precisamos da ajuda das pessoas para manter nossa cidade sem focos do mosquito”, disse.
Sobre a Dengue
Para que a proliferação do mosquito continue sendo combatida, a população também pode fazer a sua parte – limpando e tirando a água parada de locais propícios à proliferação do mosquito, como por exemplo, pneus, garrafas, vasos, potes, barris, tonéis, latas, lonas, plásticos e vasos sanitários.
Além de medidas de prevenção, como não deixar a água parada e manter calhas, ralos, caixas d’água sempre limpas e fechadas.
É possível ainda entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente por meio do telefone 41 3656-4849, para solicitar informações sobre os dias de recolhimento dos diversos tipos de resíduos sólidos considerados recicláveis, assim como os procedimentos para a devida disposição do lixo para a coleta pública.
Serviço:
Saiba em quais ruas o mutirão contra a dengue passará –https://is.gd/MapaMutiraoDengue0320
Nenhum comentário:
Postar um comentário