terça-feira, 16 de junho de 2020

Saiba como acessar os serviços da Carteira de Trabalho Digital

Além das consultas na Carteira de Trabalho online, o contribuinte também poderá verificar as oportunidades de vagas e solicitar atendimento ao seguro desemprego e protocolos necessários.

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Indústria Comércio, Turismo e Trabalho informa que os atendimentos para a população sobre a Carteira de Trabalho continuam acontecendo de forma remota. O trabalhador poderá acessar serviços como, por exemplo, oportunidades de vagas, atendimento ao seguro desemprego e também acessar a Carteira de Trabalho.
Para consultar a Carteira de Trabalho Digital, basta acessar o site servicos.mte.gov.br caso tenha a senha cadastrada no acesso.gov.br, Sine Fácil ou no MEU INSS, basta clicar em “já tenho cadastro”, e colocar o CPF clicar em próxima, continuar e digitar a senha. Caso o trabalhador não tenha cadastro no acesso.gov.br, será necessário clicar em “quero me cadastrar”. Após este procedimento de criação de senha, é necessário acessar novamente o portal de serviços, clicar em “já tenho cadastro” digitar o CPF, a senha cadastrada, e clicar em “entrar”.
Em seguida você acessa a área do trabalhador, clique no CARD “Carteira de Trabalho Digital”, que conterá todas as informações da Carteira de Trabalho Digital, ou seja, as três últimas movimentações do último vínculo e os dados pessoais referente a base de dados do Cadastro de Pessoa Física –CPF.
Na tela principal da Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador poderá baixar a CTPS para uma versão PDF ou imprimir, podendo enviar a qualquer pessoa, comprovando suas experiências profissionais, ou guardá-la em arquivo PDF, ou em mídia para enviar através de um e-mail ou no seu computador.
O Secretário da pasta Antonio Ricardo Milgioransa orienta como verificar oportunidades de vaga. “Os trabalhadores poderão consultar vagas de emprego disponíveis de acordo com o perfil profissional. É possível incluir informações como: exigências, benefícios, valor do salário, localidade e tipo de contratação. Se o trabalhador se interessar pela vaga, com um clique em “Quero Esta Vaga” ele será direcionado para agendar a entrevista. Esse serviço facilita a busca pela vaga disponibilizada pelo empregador”, explica.
“Na opção ‘Agendar Entrevista’ o trabalhador terá informações sobre local, data e horário a escolher. Em ‘Entrevistas Agendadas’ estão disponíveis informações sobre as datas agendadas pelo aplicativo. Também o trabalhador poderá verificar vagas na página: empregabrasil.mte.gov.br”, complementa Milgioransa.
Já para o acesso ao atendimento do Seguro-Desemprego basta agendar, pelo site www.justica.pr.gov.br e escolha dia, agência e horário de atendimento. Os documentos necessários para requerer, o Seguro-Desemprego também consta na mesma página. Os Trabalhadores Formais e Empregados Domésticos também podem solicitar Seguro-Desemprego através da CARTEIRA DIGITAL, na aba benefícios/seguro-desemprego.
No caso de dúvidas você pode entrar em contato com a Secretaria de Indústria Comércio, Turismo e Trabalho pelo telefone (41) 3656-6181 ou pelo e-mail induscom@colombo.pr.gov.br.






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