Durante o mês foram distribuídos mais de quatro mil kits de sacolas com hortaliças – cerca de 34 bairros em 36 localizações diferentes participam da ação.
No período entre os dias 03 a 25 de abril, o Programa Coleta Verde trocou cerca de 32.022 quilos de materiais recicláveis por 4.185 Kits de Hortaliças, totalizando um investimento de R$ 35.698,05 comprados em produtos agrícolas de agricultores familiares do município através da Cooperativa Agrícola Familiar de Colombo.
O secretário de Agricultura e Abastecimento Marcio Toniolo, destacou que os materiais são distribuídos conforme a demanda de cada região. “O material reciclável coletado é distribuído de forma igualitária, conforme cronograma, para as Associações cadastradas na Secretaria de Meio Ambiente”.
Entre as Associações de catadores de material reciclável estão: 3R’s, localizada na Vila Zumbi; Amigas da Terra, localizada no Guaraituba; Céu Azul, localizada no Palmital; Limoeiro, localizada no Poço Negro; Nossa Senhora Aparecida, localizada no Atuba; RESOL, localizada no São Dimas; Ribeira, localizada no Capivari; Santa Tereza, localizada no Arruda; Vitória e Emanoel, localizadas no Rio Verde e São Dimas, localizada no bairro São Dimas.
Sobre o programa
O Coleta Verde atende, atualmente, 34 bairros do município em 36 localidades diferentes e funciona da seguinte forma: a cada dez quilos de material reciclável, o munícipe tem direito a um vale sacola, sendo permitidos dois vales por mês. Cada sacola possui cinco alimentos, entre hortaliças, legumes e frutas. Para a realização da troca, o programa aceita materiais recicláveis como latas, plástico, papel, vidro e pneus.
“Vale lembrar que a ação antes dividida em dois dias, agora acontece em apenas um. É importante que o morador separe, limpe e ensaque adequadamente os materiais. Além disso, o vale sacola poderá ser usado somente no dia marcado para a entrega das hortaliças”, explicou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo.
O projeto é realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Assistência Social e tem como principal objetivo dar uma finalidade sustentável para os materiais arrecadados durante as coletas e, investir, assim, na economia rural do município, proporcionando uma alimentação saudável para os moradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário