Na sessão ordinária da terça-feira (16/04) foram apresentadas 11 indicações e divulgado um Projeto de Decreto. No espaço destinado à Tribuna Livre, participaram o Doutor Darci Martins Braga – médico e auditor do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP) e Alexandre Aguiar – representante da Realize Cursos e Profissões.
Na sessão ordinária desta terça-feira (16/04), no espaço destinado à Tribuna Livre, participaram o Doutor Darci Martins Braga – médico auditor do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP) e Alexandre Aguiar – representante da Realize Cursos e Profissões.
Em um primeiro momento da Tribuna Livre, o Doutor Braga iniciou a sua exposição aos vereadores informando que a sua vinda à Casa de Leis faz parte da prestação de contas. Ele também explanou sobre os princípios éticos, doutrinários e organizacionais do Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS tem alguns princípios éticos e doutrinários que são a equidade, a universalidade, integralidade, descentralização, participação complementar do setor privado, controle social, resolubilidade e regionalização e hierarquização. O SUS ainda é um concreto mole que precisa ser moldado do jeito certo para termos a estrutura que precisamos no futuro. O maior problema está na regionalização e hierarquização, pois não avançou muito. Aqui está um dos maiores desafios do SUS nesse momento. É nesse sentido que o consórcio vem ajudar”, disse.
Outro ponto destacado em sua apresentação será a inauguração da nova sede do Centro de Especialidades da região Norte, desta vez no município de Colombo, no segundo semestre de 2019. Desta maneira será garantindo que a população tenha consultas, exames e tratamentos especializados em mais um novo local. “O COMESP foi criado em 2005 e por 11 anos administrou o Centro Regional de Especialidades Kennedy (CRE) em Curitiba. O primeiro Centro de Especialidades do Paraná (CEP) foi inaugurado em 2018 e está localizado em São José dos Pinhais, com 12 especialidades médicas. O consórcio é financiado através do COMSUS -Programa Estadual de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde. É um dinheiro do Estado utilizado pelos 28 municípios metropolitanos. Esse é o grande diferencial do consórcio para o financiamento das especialidades. Provavelmente em setembro, o CEP região Norte será inaugurado aqui no município de Colombo. Isso facilitará o acesso da nossa população colombense, O CEP tem como principal objetivo facilitar o acesso da população a consultas com médicos especialistas e exames especializados. Atualmente são feitas 6.000 consultas por mês conta com clínicas e hospitais credenciados para atendimento de seus 28 municípios consorciados, totalizando mais de 1,7 milhão de munícipes”, destacou.
Braga finalizou sua apresentação falando sobre os desafios atuais, tais como: absenteísmo de pacientes, transporte insuficiente, ampliação das especialidades e exames, regulação do atendimento hospitalar, viabilização do serviço de verificação de óbitos para a Região Metropolitana e a necessidade de representatividade do Legislativo Municipal para acelerar a regionalização. Temos como desafios atuais manter o que já foi conquistado, aprimorar os processos, garantir financiamento e não perder os princípios. Tenho percorrido as Câmaras dos municípios consorciados para levantar a ideia da representatividade dos Legislativo Municipais na questão metropolitana. Isso ajudaria muito a acelerar o processo de regionalização, porque o problema da saúde é comum em todos os 28 municípios. Se as Câmaras de Vereadores se unirem como uma representação única, eu acredito que isso ajudará muito na busca de recursos e do reconhecimento das nossas necessidades”, declarou.
Em um segundo momento da Tribuna Livre, Alexandre Aguiar agradeceu pelo espaço cedido pelo Legislativo e convidou os membros da Realize Cursos e Profissões - Edson Kutzingner Junior, Cintia Aparecida Dalazuana e Suellen Trentin - para explanarem sobre o Projeto Realize. Eles explicaram que o objetivo do projeto é estabelecer uma parceria entre o Projeto Realize e a Prefeitura Municipal de Colombo para capacitação profissionalizante. “O projeto consiste em fazer uma parceria com a Realize Cursos e Profissões e o Projeto Educa Mais Paraná. Ele trabalha com recursos da Lei 6.297/75 que incentiva a educação e a cultura. O projeto usa o abatimento do imposto de renda de grandes empresas. Em parceira com algumas escolas, nós profissionalizamos e capacitamos jovens, adolescentes e adultos. O nosso carro-chefe da escola e do Projeto é a capacitação de bombeiro civil e socorrista. Há uma lei que em locais públicos precisam ter esse tipo de suporte técnico preparado dentro da instituição”, explicou Suellen.
De acordo com o Edson Kutzingner Júnior, esse projeto tem como intuito beneficiar o município de Colombo com os alunos já capacitados como bombeiros civis e socorristas. “Queremos oferecer os nossos alunos, para fazerem estágios de forma gratuita, no SIATE, no SAMU, nas escolas, nas empresas nos hospitais, nas ambulâncias, nos postos de saúde e em eventos da cidade. Assim eles estarão aptos para o mercado de trabalho. Propomos um apoio e parceira da Prefeitura para a implementação desse projeto. Desta forma o município tem a ganhar tendo alunos e profissionais qualificados podendo atuar de forma gratuita, sem ter um ônus para os órgãos públicos e privados”, destacou.
Após as explanações, os vereadores agradeceram as presenças e as apresentações. Também aproveitaram a oportunidade para sanarem suas dúvidas e fazerem suas considerações.
Indicações – Na sessão ordinária foram apresentadas 11 indicações assinadas pelos vereadores Anderson Prego (PT), Eurico Dino (PR), Issa (PTB), Marquinho Berlesi (PSDB), Renato Lunardon (PV) e Sidinei Campos (PRP). Essas indicações foram encaminhadas à Secretaria de Esportes, à Secretaria de Governo, à Secretaria de Meio Ambiente, à Secretaria de Obras e Viação e à Secretaria de Urbanismo. A íntegra da Ordem do Dia pode ser conferida em Pauta das Sessões.
Projeto de Decreto – Foi divulgado o Projeto de Decreto n° 100/2019, de autoria da Comissão de Economia e Finanças, que aprova as contas do exercício financeiro de 2017 do Poder Executivo. Esse projeto segue para a primeira votação na próxima sessão ordinária (23/04).
Nenhum comentário:
Postar um comentário